BIENAL DO LIVRO RIO APRESENTA
Histórias conectam pessoas
Evento online e gratuito para quem deseja viajar em um universo de cultura e conhecimento.
Já sou inscrito:
A Bienal do Livro Rio é o maior evento de cultura, literatura e entretenimento do país. Há 40 anos promove diálogos e reflexões fundamentais para a construção de um mundo melhor e busca sempre inovar na maneira de realizar novas discussões.
O Festival Conexões chega para ampliar ainda mais essas conversas e levar a Bienal Rio para onde você estiver. No dia 24, você irá mergulhar numa programação rica sobre assuntos atuais e tão pertinentes de serem discutidos no atual cenário em que vivemos, enquanto o dia 25 fará você embarcar no universo das narrativas e nas diferentes formas de se contar grandes histórias. Participe!
Membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.
É formada em jornalismo na Universidade Federal Fluminense. É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Tem 28 anos de experiência em jornalismo diário na cobertura de economia, indicadores sociais, empreendedorismo, desigualdades de gênero e raça e segurança pública. É colunista do jornal O Globo. Comenta economia nos telejornais do canal GloboNews, e no CBN Rio, da rádio CBN. Apresentou a temporada 2019 do programa Entrevista do Canal Futura.
Nasceu em 1941, na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. Conhecido como Ney Matogrosso, sobrenome resgatado do pai, desde cedo demonstrou vocação artística no teatro e nas artes plásticas. No início dos anos 1970, foi vocalista do grupo Secos & Molhados, um dos grupos definidores do pop brasileiro. Em carreira solo, consolidou sua trajetória como um dos artistas mais importantes do país. É cantor, compositor, dançarino, ator e diretor. Na vida pessoal e profissional, destacou-se pelo comportamento libertador, pautado pelo respeito às diferenças.
Fundadora da Rádio Novelo e apresentadora dos podcasts Praia dos Ossos e Maria Vai com as Outras. É intérprete simultânea de formação e exerceu essa profissão por 25 anos, até virar podcaster. Tem mestrado em linguística pelo University College London e em formação de intérpretes pela Université de Genève. Foi professora de interpretação na PUC-Rio por 15 anos.
Tem 7 livros publicados no Brasil e em Portugal, país onde vive e escreve como colunista no jornal Observador. Está finalizando seu doutorado em Direito Internacional na Universidade de Lisboa. Seu último livro, lançado em setembro de 2020 junto com o jornalista Jamil Chade, 10 histórias para tentar entender um mundo caótico, foi publicado pela editora Sextante.
De Nova Jersey, sempre amou ler e escrever desde muito cedo! Ela é uma grande colecionadora de livros raros de folclore e em seus primeiros anos de vida, morou em uma mansão abandonada com sua mãe, que contava a ela várias histórias de fantasmas e fadas! A Galera Record publica alguns livros da autora como O Canto Mais Escuro da Floresta e Zumbis X Unicórnios. A trilogia O Povo do Ar e a série Magisterium! Essa última, em coautoria com Cassandra Clare!
Curadoria
Bianca Ramoneda é escritora, jornalista e atriz. Roteirista da TV Globo, fez parte da equipe que escreveu a série Assédio. Também na tv, durante 18 anos apresentou e roteirizou, no canal Globonews, os programas de cultura Ofício em Cena e Starte, entrevistando artistas de diversas áreas no Brasil e no mundo.
Bianca soma em sua trajetória, marcada por criações em diversas áreas, a publicação de livros de contos e poesias, crônicas na imprensa, roteiros para teatro, peças em que participou como atriz e/ou diretora, parcerias em composições musicais e a direção artística de shows, discos e clipes.
Ao longo dos anos vem desenvolvendo um mergulho na obra do poeta Manoel de Barros, com adaptações para o teatro, para o cinema de animação e palestras.
Jornalista, escritora e curadora, é doutora em história (USP).
Trabalhou na Folha de S.Paulo, editou a revista EntreLivros e foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty no biênio 2017-2018.
É atual diretora da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país.
É autora de Jorge Amado – uma biografia (Todavia), prêmio Jabuti 2019 na categoria biografia, documentário e reportagem.
Apoio
Informe seus dados para concluir sua inscrição